segunda-feira, 24 de junho de 2019

O que é Educação Física Escolar?

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é um componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais na decorrer da história.



As práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Dessa forma, a educação física escolar oferece uma vasta gama de possibilidades de (re)construção.Experimentar e analisar as diferentes formas de expressão que não se alicerçam apenas nessa racionalidade é uma das potencialidades desse componente na Educação Básica. Para além da vivência, a experiência efetiva das práticas corporais oportuniza aos alunos participar, de forma autônoma, em contextos de lazer e saúde.

domingo, 23 de junho de 2019

EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS: UNIDADES TEMÁTICAS




Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) "Os alunos do Ensino Fundamental I possuem modos próprios de vida e múltiplas experiências pessoais e sociais, o que torna necessário reconhecer a existência de infâncias no plural e, consequentemente, a singularidade de qualquer processo escolar e sua interdependência com as características da comunidade local. É importante reconhecer, também, a necessária continuidade às experiências em torno do brincar, desenvolvidas na Educação Infantil. As crianças possuem conhecimentos que precisam ser, por um lado, reconhecidos e problematizados nas vivências escolares com vistas a proporcionar a compreensão do mundo e, por outro, ampliados de maneira a potencializar a inserção e o trânsito dessas crianças nas várias esferas da vida social." (disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/educacao-fisica-no-ensino-fundamental-anos-iniciais-unidades-tematicas-objetos-de-conhecimento-e-habilidades)


Além disso, as habilidades de Educação Física para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais estão sendo propostas na BNCC organizadas em dois blocos (1º e 2º anos; 3º ao 5º ano) e se referem aos seguintes objetos de conhecimento em cada unidade temática:


(clique na imagem para ampliar)

sexta-feira, 21 de junho de 2019

Leis que regem o sistema educacional brasileiro



São diversas leis que regem o sistema educacional brasileiro, a começar pela Constituição Brasileira de 1988, onde a educação ganhou seu devido destaque como um direito social. 

Art. 6º. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. Redação dada pela Emenda Constitucional nº 90, de 2015. (BRASIL, Constituição Federal, 1988)

Além do mencionado artigo acima, outros artigos da mesma, vieram consolidar a educação como um complexo de direito de todos, e dever do Estado garantir este direito.

Entre os pontos principais relativos a educação, elencados na CF de 1988, podemos citar o acesso ao ensino público obrigatório e gratuito passa a ser direito público subjetivo, o que importa responsabilidade da autoridade pública caso o mesmo não seja oferecido ou seja irregular a sua oferta.

Além disso, as Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei 9394 de 1996, ou como também é conhecida "Lei Darcy Ribeiro" em homenagem ao educador político brasileiro que atuou efetivamente na construção da mesma, é a lei que define e regula as diretrizes da educação e do sistema educacional brasileiro.Nela estão contidos princípios relativos a educação e os deveres do Estado para com esta, bem como, reconhecer a educação que vem da família, da convivência social.

É importante ressaltar também a importância do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), no regimento da educação. pois nele contém direitos e deveres dos alunos.

E, por fim, a Base Nacional Comum Curricular que é um documento que pretende nortear o que é ensinado nas escolas do Brasil inteiro, englobando todas as fases da educação básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Ela estabelece os objetivos de aprendizagem que deve-se alcançar, por meio da definição de competências e habilidades essenciais

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Ser Professor


Ser professor é gerar espantos, é ensinar a pensar, é tornar sua criança mais curiosa e ser também mais curiosa. Quando nos sentimos pertencentes a esse dom temos como missão provocar a inteligência, através do despertar do novo. É apostar no futuro e ser condenado a esperança, que este futuro seja mais cheio de conhecimento, democracia e igualdade. É ser alguém que estabelece uma ponte para um dia melhor. E, principalmente, reinventar-se sem muitas formas definidas, (re)construir-se como instrumento de transformação de uma sociedade.

Sentir-se professor é plantar uma sementinha de um futuro melhor, é sentir orgulho por uma conquista, mesmo que mínima, de seu aluno. Ser professor é ser apaixonado...


quinta-feira, 13 de junho de 2019



A educação física infantil visa o desenvolvimento integral e a construção da autonomia da criança, pensando nisso é de suma importância aplicar atividades com música, tornando cada vez mais prazeroso estar na aula.
Para facilitar a vida de vocês, nós do blog da educação física, trouxemos algumas sugestões de atividades:

Dança dos bambolês: Os alunos ficam em pé rodando e dançando em volta de uma roda de bambolês enquanto uma música toca. Quando a música parar, todos têm entrar em um arco. Quem não conseguir ajuda o professor a observar jogo. A quantidade de cadeiras tem que ser sempre um número menor do que a quantidade de pessoas.

Dança das bolinhas: Formam-se os pares para a dança. Coloca-se uma bolinha de tênis apoiada entre as testas dos dois integrantes de cada par. Ao começar a música, os pares devem dançar procurando ao mesmo tempo evitar que a bolinha caia. É proibido usar as mãos para manter o equilíbrio. 

Cabeça, ombro, joelho e pé: O grupo de alunos canta as partes do corpo como indicado abaixo. Enquanto canta, coloca a mão na parte citada. Os participantes da roda vão cantando cada vez mais rápido.

Como uma última dica, sugerimos conhecer o grupo Palavra Cantada (https://www.youtube.com/channel/UCGs6qb1ohFhDzeHbYeJlsAA), as músicas deles são bem divertidas e de fácil compreensão.